Apostar mais para a culpa não ser do Rio

Posted on 23 April 2012 by admin

Fabiana Frayssinet

Rio de Janeiro, Brasil, 23/4/2012, (IPS) – Ex-ministros, legisladores e especialistas em meio ambiente do Brasil querem que o governo assuma um papel de maior protagonismo para evitar que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho nesta cidade, marque um retrocesso em relação à cúpula anterior.

A Rio+20, assim chamada por referência à reunião anterior realizada em 1992 nesta mesma cidade, “é uma oportunidade para manter viva a chama do desenvolvimento sustentável e avançar nas negociações climáticas, e não deve ser esvaziada em uma agenda de desenvolvimento genérico e sem nenhum foco”, afirma o documento divulgado pelo grupo.

“Há um elevado risco de que esta cúpula não seja apenas irrelevante, mas que configure um retrocesso dos avanços alcançados na Rio-92″, acrescenta o texto Rio mais ou menos 20?, apresentado no dia 18 em São Paulo durante um encontro promovido pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento.

“O grande desafio para que a Rio+20 não se converta em ‘menos 20′ é a implantação de medidas ambientais, considerando a gravidade da situação do planeta”, declarou à IPS o consultor ambiental Fábio Feldmann, ex-deputado federal e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Para isso é necessário incorporar os avanços da ciência para que “haja futuro para a humanidade”, acrescentou.

Segundo os responsáveis pelo documento, encabeçados por Rubens Ricupero, que na década de 1990 foi ministro do Meio Ambiente e da Fazenda, “os modelos atuais de produção e consumo desafiam os limites naturais do planeta”. E acrescentam que “não se deve aceitar passivamente que este problema e suas implicações para as estratégias de desenvolvimento econômico e social sejam escamoteados da agenda de uma reunião cujo próprio nome indica que seu objetivo é o desenvolvimento sustentável”.

Em seguida alertam que “as evidências dramáticas do processo de aquecimento global, expressas em eventos climáticos extremos, se multiplicam no Brasil e no mundo, e os impactos, inclusive econômicos, já são sentidos em diversos setores e países”. Outro signatário, o físico José Goldemberg, teme que as negociações prévias à cúpula estejam deixando de lado esse assunto.

Em parte de sua exposição em São Paulo, Goldemberg, que foi ministro da Educação e secretário de Ciência e Tecnologia no governo federal e de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, recordou que a quantidade de desastres ambientais aumentou de modo exponencial nas três últimas décadas. O evento de maior magnitude dos últimos tempos foram as torrenciais chuvas que caíram no começo de 2011 e deste ano, provocando inundações e deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro.

Os autores do documento consideram que a agenda da cúpula está muito “diluída” ao não considerar o assunto ambiental com principal foco de suas discussões. A Conferência enfatiza que, após 20 anos da Rio-92, é o momento de discutir um aspecto mais amplo, como é o desenvolvimento sustentável, baseado em três eixos: o social, o econômico e o ambiental.

Marina Silva, ex-ministra de Meio Ambiente, entende que o desenvolvimento sempre tem que ser pensado por meio desses três conceitos, e “dizer que não se deve discutir sobre meio ambiente é um retrocesso em relação à visão da Rio-92″. Ricupero, que participou ativamente desse processo, também afirma ser um erro se desviar do enfoque ambiental.

“Esse pilar é a condição para os outros dois”, o econômico e o social, destacou Ricupero, que entre 1995 e 2004 foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Um exemplo é o temido aumento da temperatura do planeta em dois graus. “Se falharmos em evitá-lo, não haverá pilares econômicos nem sociais que resistam. Esta é a base da sustentação física do planeta”, ressaltou.

Feldmann afirmou à IPS que é preciso uma política industrial e econômica capaz de incorporar e estimular a dimensão ambiental. Entre outras iniciativas, os autores do documento propõem que o Brasil, como anfitrião da Rio+20 e país rico em “ativos” agropecuários, energéticos, hídricos e florestais, tome a iniciativa, dê o exemplo e assuma um papel de protagonista.

O grupo também pede que o governo de Dilma Rousseff crie um conjunto de políticas para a agenda de transição rumo à economia verde ou de baixo carbono. Para isto, sugerem a adoção de um sistema de vantagens competitivas associadas a esse processo, que desestimule iniciativas econômicas “em sentido inverso”.

“A prioridade de uma economia de baixo carbono tende a se traduzir em políticas industriais, de transportes, energéticas, agropecuárias, comerciais e de inovação com incentivos que favorecem os investimentos sustentáveis”, defendem os responsáveis pelo texto.

Ricupero disse que o Brasil foi pioneiro ao estimular, por exemplo, um programa energético de “economia verde”, com apoio ao desenvolvimento do etanol, combustível obtido da cana-de-açúcar, com o qual circula hoje a maioria do parque automotivo do país. “Mas aí ficou em silêncio”, apontou.

O Brasil corre o risco de ter um grave retrocesso ambiental se o parlamento aprovar um novo Código Florestal que, entre outros pontos, anistia os responsáveis por desmatar e retira do Poder Executivo faculdades em medidas consideradas fundamentais como a de criar unidades de conservação indígenas ou ambientais, alertou Feldmann.

O Brasil, que se comprometeu na 15ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, de 2009, em reduzir emissões de gases-estufa entre 36% e 39% até 2020, “não pode, agora, fugir da responsabilidade de contribuir como anfitrião para aproximar posições e pela construção de consensos em torno de metas ambiciosas”, adverte o grupo.

Segundo Feldmann, o Brasil avançou muito em legislações ambientais, mas “o desmatamento na Amazônia e outros biomas ainda é muito alto”. Além disso, salvo alguns incentivos fiscais para a fabricação de eletrodomésticos de baixo consumo de energia, não se investiu em outras iniciativas “com estímulo tributário verde” para que a indústria “incorpore o conceito de sustentabilidade”, acrescentou.

Marina Silva vai além e propõe que o país encabece um movimento pela criação de um organismo vinculado ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicado especialmente a questões ambientais. Envolverde/IPS (FIN/2012)

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA