Ativistas alertam para tese de negação da mudança climática

Posted on 24 May 2012 by admin

Fabiana Frayssinet

Rio de Janeiro, Brasil, 24/5/2012, (IPS) – Negar a mudança climática, como prega uma corrente científica mundial, é igual fazer o mesmo com o Holocausto do qual foram vítimas milhões de judeus, alertam os promotores de um encontro de legisladores, acadêmicos e ativistas, que acontecerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

O deputado brasileiro Alfredo Sirkis, do Partido Verde (PV), expressou preocupação pelo que qualifica de uma “forte ofensiva” nessa linha de negação, que atribui a “uma visão lançada em Londres pela indústria do carvão e do petróleo” e por setores norte-americanos do opositor Partido Republicano ou vinculados ao movimento direitista Tea Party.

“A ‘negação climática’ é tão patética quanto a do Holocausto ou a dos médicos que, no passado, pagos pela indústria do tabaco, declaravam nos jornais e na televisão que não estava comprovado efetivamente que fumar causa câncer de pulmão”, disse Sirkis à IPS. Esta nova visão sobre a mudança climática não tem “nenhum respaldo científico sério”, alertou. Algumas dessas vozes argumentam que os ciclos de aumento e redução do gelo no mar Ártico demonstram que o aquecimento global é um mito e que, pelo contrário, haverá um esfriamento planetário até o final deste século.

Para o deputado, embora essa opinião represente uma “faixa totalmente marginalizada” da comunidade científica e relativamente pequena da opinião pública, “tem sua estridência e nunca é demais chamar a atenção para isso”. Sirkis falou à IPS por ocasião do lançamento, no dia 21, da Rio Clima (Rio Climate Challenge), reunião que acontecerá entre 14 e 17 de junho, no Rio de Janeiro, paralela à Rio+20, que será realizada de 20 a 22 do mesmo mês. Segundo explicou, com essa iniciativa se busca conseguir que um tema importante como a mudança climática “não passe em branco” na Rio+20, onde não será abordada de forma direta, mas que vai “pairar sobre ela como um fantasma”.

A Rio+20, que reunirá delegações dos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como principais temas a economia verde e a governança mundial com relação à questão ambiental, com um enfoque não apenas ecológico mas também social e econômico. “Faltava na Rio+20 um momento em que se pudesse discutir o principal problema que a humanidade enfrenta, em médio e longo prazos, que é a questão climática”, destacou Sirkis, um dos organizadores da Rio Clima, que tem o apoio do governo de Dilma Rousseff.

“Como se pode tratar a economia verde ou as boas práticas de um governo se não vamos debater sobre o clima, ou abordar o modo como se chega a uma economia de baixo carbono, a energia limpa… E com financiar isso?”, Sirkis questionou durante a cerimônia de lançamento do encontro. O deputado chamou a atenção para os fatores de risco “catastrófico” do aquecimento global, que motivaram a necessidade da Rio Clima como a reunião paralela, que considerou “a mais importante” e cujos resultados serão apresentados na conferência das Nações Unidas.

O deputado recordou o consenso existente sobre o aumento da temperatura em três a seis graus até o final deste século, e das secas ou chuvas, entre outros eventos climáticos, que acontecerão cada vez mais fortes e frequentes, com suas consequências trágicas sobre as populações. Segundo disse, se não se reverter a atual curva de emissões de gases-estufa, corre-se o risco de chegarmos ao final deste século com uma elevação da temperatura de 4,5 graus, que derivará em outros efeitos, como liberação do gás metano do Ártico e do fundo do mar e a perda de capacidade de absorção de carbono dos oceanos e das selvas tropicais.

“Se o aquecimento do planeta pode se retroalimentar como um círculo vicioso catastrófico, ainda não sabemos”, observou Sirkis, recordando a possibilidade de um “inferno na terra” com o colapso da agricultura, a extensão da fome, as migrações descontroladas, a escassez de recursos como água e terra fértil, e furacões e inundações. Nesta direção, segundo o deputado, a Rio Clima busca mostrar um caminho “ambicioso mas possível” para manter a concentração de gases-estufa na atmosfera abaixo dos 450 ppm (partes por milhão) e o aumento médio do aquecimento do planeta, este século, abaixo dos dois graus.

“A ideia é construir um cenário factível e um acordo simulado de clima” negociado por líderes e formuladores de políticas públicas dos países emissores de gases-estufa causadores do aquecimento global e de outras nações vulneráveis a isso, disseram os organizadores. “Temos uma janela de 20 a 30 anos para prevenir essa catástrofe anunciada e viabilizar uma economia de baixo carbono”, entre outras com energias limpas, advertiu Sirkis.

Os promotores da Rio Clima (as autoridades do Rio de Janeiro e de Pernambuco, o Congresso Nacional, setores empresariais e o não governamental centro de estudos do mar Onda Azul, entre outros) querem que a iniciativa seja como um grupo de estudos permanente com sede no Rio de Janeiro, destinado a interagir com fóruns existentes e futuros sobre mudança climática. Entre os convidados para o encontro está Maurice Strong, ex-secretário-geral das conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente.

O mais importante dos dois encontros ambientais é que “aconteçam”, enfatizou à IPS o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que deverá encerrar a Rio Clima com um show. “O fato de estar juntos, preocupados com o futuro, é o que garante o êxito. As outras coisas, o que pode propriamente surgir como resultado, documentos, compromissos para o futuro, são produtos desejáveis, mas o sucesso em si mesmo é a reunião propriamente dita, que a façamos”, acrescentou. Envolverde/IPS

(FIN/2012)

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA