Mulheres líderes por um desenvolvimento inclusivo

Posted on 16 June 2012 by admin

Por Fabíola Ortiz

RIO DE JANEIRO, 15 jun (TerraViva) – Mulheres líderes brasileiras saem em defesa da equidade de gênero como forma de desenvolvimento sustentável em evento paralelo da Rio+20, Humanidade 2012, promovido pelo sistema da Federação das Indústrias no Forte de Copacabana.

Próximo de sedear o Fórum de Mulheres Líderes pela Igualdade de Gênero, o Empoderamento das Mulheres e o Desenvolvimento Sustentável e Cúpula de Mulheres Chefes de Estado, nos dias 19 e 21 de junho, no Riocentro, autoridades femininas brasileiras discutiram nesta sexta-feira, dia 15 de junho, a equidade de gênero como pressuposto para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

Para a senadora Marta Suplicy do Partido dos Trabalhadores (PT de São Paulo), o movimento feminista foi o maior dos movimentos do século 20. “No último século tivemos movimentos históricos como a queda do muro de Berlim, mas foi o movimento feminista que propiciou as grandes mudanças da sociedade. Nós entramos na política e nos movimentos sociais”, discutiu Suplicy.

A Rio+20, segundo a senadora, é a primeira conferência que, não sendo de gênero,  a mulher tem um papel preponderante e de preservação do meio ambiente. “No meio ambiente, estamos para brilhar e ser partícipes”, enfatizou.

Chamado para pacto global

Já para a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que se mantém ativa nas atividades e discussões da Rio+20, há duas décadas na Rio92 o “mundo parou para dizer que a degradação ambiental não era o caminho”. Hoje, a Rio+20 representa um chamado para um pacto e acordo em torno de uma ação, destacou.

O modelo de crescimento econômico adotado nos últimos 20 anos, segundo o Banco Mundial, incluiu 600 milhões de pessoas que saíram da pobreza. Ao mesmo tempo, outras 26 bilhões de pessoas continuam sem acesso à saneamento básico e ainda 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água. “Este não é um crescimento inclusivo”, argumentou Teixeira.

Dos cerca de 500 eventos paralelos oficiais à Rio+20 e outras 3.000 atividades não oficiais que acontecem na cidade anfitriã da conferência, cerca de 200 eventos se dedicam ao tema das mulheres. “A política de gênero está inserida na agenda sustentável e nas ações internacionais. Nós mulheres podemos fazer a diferença como já estamos fazendo”, destacou.

Mulher negra ainda desvalorizada

Embora no Brasil, 52% da População Economicamente Ativa (PEA) seja formada por mulheres, elas ocupam a base da pirâmide sócio-econômica com cargos mais baixos e menores salários. A desigualdade de oportunidade e de direitos é insustentável, afirmaram as lideranças.

Segundo admitiu à IPS, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, a mulher negra continua sendo parte do segmento que vive mais desvantagens sociais.

O segmento feminino foi o que mais se beneficiou dos processos de inclusão sócio-econômica que aconteceram no Brasil nos últimos oito anos. As mulheres negras que saíram da situação de pobreza estão em grande número. Mas isso revela o fato de que a situação da mulher negra era tão precária que, para conseguir uma inserção vantajosa na sociedade, será preciso ainda caminhar muito com políticas afirmativas”, afirmou.

No Brasil, ainda 16 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da miséria, das quais 70% são pessoas negras, e destas mais de 60% são mulheres, o que corresponde a 6,7 mulheres negras na miséria.

Comunidades de matriz africana

Pensar um desenvolvimento sustentável inclusivo para as mulheres é focar especialmente nas comunidades tradicionais de matriz africana, salientou Luiza Helena de Bairros.

Como as mulheres quebradeiras de coco, as marisqueiras e as pescadoras, são vistas dentro do desenvolvimento. Não podem ser vistas como um obstáculo se não, as mulheres dessas comunidades não serão valorizadas. Parte do desenvolvimento sustentável é promover o combate a todos os tipos de discriminação”, defendeu.

A ministra da Igualdade Racial deverá participar do Fórum de Mulheres Líderes, na próxima semana, que terá a presença da ex-presidente do Chile e atual diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet; a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff; e da Argentina, Cristina Kirchner. Bairros espera que elas ocupem um espaço de protagonismo com poder de decisão.

As mulheres ainda são vistas como instrumento, mas devem ter lugares de decisão. Para além de participar no dia a dia, elas devem ter a possibilidade de participar das grandes decisões da política pública e das empresas privadas que levem em conta o desenvolvimento sustentável inclusivo”, concluiu. (FIM/2012)

 

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA