Categorized | Português, WSF 2011

Caos com cancelamento de reservas na Universidade Cheikh Anta Diop

Posted on 08 February 2011 by admin

Por Thandi Winston e Ebrima Sillah

Dacar, Senegal, 7/2/2011 (IPS/TerraViva) – O primeiro dia de encontros e discussões no Fórum Social Mundial foi marcado pelo caos sobre onde seriam realizados os inumeráveis seminários.

WSF organisers have set up tents to accommodate sessions. Credit: Abdullah Vawda/IPS
o vice-reitor da Universidade Cheikh Anta Diop (Ucad) cancelou as reservas de salas no campus para o Fórum. Crédito: Abdullah Vawda/IPS

Uma fonte do comitê organizador do FSM disse à IPS que o vice-reitor da Universidade Cheikh Anta Diop (Ucad) cancelou as reservas de salas no campus para o Fórum. Um acordo garantiu apenas 40 das 200 salas inicialmente reservadas para os seminários do FSM, com estudantes tendo aulas regularmente nas restantes.

“Nós estamos tentando montar, o mais rápido possível, barracas no local, de modo a acomodar os seminários.” disse a mesma fonte.

São cerca de duas mil discussões planejadas para esta semana. Os participantes do FSM que chegaram ao campus na manhã do dia 7 encontraram muitas das salas ocupadas por estudantes tendo suas aulas normalmente.

Um grupo brasileiro que luta pelo direito a terra prontamente se acomodou na sombra de uma árvore para conduzir a discussão sobre grilagem de terras no Brasil e na África. Outros iniciaram um protesto barulhento até o prédio da administração da Universidade.

Um dos manifestantes, o chileno Carolos Morales, disse que “talvez alguém da Universidade não esteja feliz porque seus estudantes vão acordar para muitas questões do neocapitalismo e como são gastos recursos do estado em benefício próprio”.

Grupos de organização dos paineis estavam procurando por alternativas locais durante o dia e fazendo o possível para avisar aos participantes onde estavam ocorrendo cada uma das discussões. Muitas das sessões originalmente marcadas para o dia 7 tiveram que ser canceladas. Envolverde/IPS

(FIM/2011)

Share

Leave a Reply

Advertisement - CAIXA

World Assembly of Migrants
TerraViva - 9 February 2011
TerraViva - 9 February 2011   TerraViva - 8 February 2011   TerraViva - 7 February 2011

Key Global Coverage on IPS NEWS

IPSNews Pictures on www.flickr.com
 

			Nnimmo Bassey - Friends of the Earth, Nigeria   
			Seminar on Migration   
			Traders at the WSF   
 

			The People Need to Take Leadership   
			Representatives from Western Sahara at the WSF   
			WSF attracts global participation   
Multimedia content Partners

Flamme d'Afrique     Panos Institute West Africa

World Social Forum