Empresários somam o ativo ambiental ao negócio

Posted on 15 June 2012 by admin

Fabiana Frayssinet

RIO DE JANEIRO, Brasil, 15/6/2012 (TerraViva) Diante da exigência crescente dos consumidores e da necessidade de recursos naturais sustentáveis para seus próprios negócios, os empresários passam a incorporar cada vez mais o compromisso ambiental como um ativo.
Alguns exemplos: um consumidor adquire refrigerante de uma determinada marca, cujo fabricante necessita de um recurso que começa a escassear no planeta: água. Uma empresa hidrelétrica que desmata milhares de quilômetros quadrados para construir uma represa é pressionada pelos moradores das comunidades afetadas e pelas autoridades que as representam e deve conceder uma compensação social e econômica pelos danos.

A mineração é uma das atividades empresariais mais contaminantes. Crianças brincam em depósito de resíduos de mineração de Morococha, Peru. Foto: Milagros Salazar/IPS

Uma companhia de petróleo que explora um poço no fundo do mar recebe um multa multimilionária dos órgãos ambientais competentes por um vazamento que destruiu espécies e afetou a biodiversidade dos oceanos.

Uma siderúrgica transnacional deve abandonar um país, após investir dezenas de milhões de dólares em uma fábrica, devido às demandas de uma comunidade pelo impacto contaminante de resíduos tóxicos.

São casos reais, que têm por trás nomes específicos de companhias do mundo inteiro que não incorporaram a variável ambiental aos seus negócios. E é uma lição aprendida e incorporada nos cursos de administração empresarial. “É um assunto de administração de risco no longo prazo. Questões como água, energia, podem impactar a produção e os negócios. Todo empresário tem por obrigação administrar riscos”, resumiu ao TerraViva a secretária-executiva do Pacto Mundial Brasil, Yolanda Cerqueira.

Segundo disse, as companhias começam a se comprometer ambientalmente “por interesse de seus negócios, além do interesse para promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e do planeta”.

Lançado em 2000, o Pacto Mundial das Nações Unidas é uma plataforma à qual se somam voluntariamente companhias que devem assumir um compromisso com a sustentabilidade e as práticas de responsabilidade ambiental e social nos negócios.

Conta com corporações de 135 países e se apresenta como a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo. O Pacto organiza no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 18, o Fórum de Sustentabilidade Corporativa, que faz parte das reuniões paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que reunirá chefes de Estado e de governo do mundo todo, entre 20 e 22 deste mês.

“O processo de se comprometer ambientalmente dos empresários é fundamental, primeiro porque seus negócios podem desaparecer se não estiverem preparados. Em segundo lugar, porque são cada vez mais assediados pelos consumidores conscientes, um movimento em rápido crescimento no mundo”, explicou ao TerraViva o ex-deputado Fernando Gabeira, um dos fundadores do Partido Verde brasileiro.

Yolanda destacou que ao Pacto Mundial aderiram até agora sete mil empresas de todo o mundo. O objetivo é chegar a 20 mil em oito anos. São companhias que incorporam de maneira crescente o risco ambiental em seus cálculos e processos de negócio.

“Há muitas firmas recuperando água ou reduzindo drasticamente seu consumo na produção, porque compreendem que é um recurso finito”, afirmou ao mencionar o exemplo de um dos “ativos ambientais” considerados.

O contraditório, reconheceu Yolanda, é o perfil de muitas das empresas supostamente comprometidas com o meio ambiente. Um alto número possui nos países onde atuam denúncias como as maiores contaminadoras e devastadoras dos recursos naturais.

Trata-se, entre outras, das corporações petrolíferas e mineradoras. Gabeira disse compreender o argumento dessas companhias de que precisam de tempo para se adaptar às mudanças e, portanto, considerou essa contradição “como temporária”. Contudo, também destacou que “existe muito atitude de pura maquiagem, de pura imagem e marketing”.

Para Gabeira, a chave “é a pressão do consumidor”. Em casos como petróleo e mineração, nos quais o consumidor não é determinante na aquisição do produto, a alternativa é a “grande pressão internacional exercida, às vezes, a partir dos países compradores”.

O ex-deputado considera que outro fator que “prejudica muito os empresários e que nos ajuda como consumidores é a competição. Os principais encarregados de denunciar seus erros ecológicos são seus competidores. Nesse processo, o comportamento ecológico passa a ser uma moeda de troca”.

Do Fórum de Sustentabilidade Corporativa sairá uma proposta para os chefes de Estado e de governo, que abordarão temas como água, alimentos, agricultura, padrões de consumo e produção. (FIN/2012)

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA