Rumos para a proteção dos oceanos

Posted on 14 June 2012 by admin

Fabíola Ortiz

Rio de Janeiro, 14/06/2012 (TerraViva) Cientistas marinhos e defensores dos oceanos aspiram na Rio+20 a uma nova era na conservação dos mares. Após duas décadas da Rio92 que tratou os oceanos como uma questão secundária, atualmente menos de 1% dos oceanos está protegido e 85% das populações de peixes estão ameaçadas.

O tema dos oceanos e a proteção à biodiversidade nas águas profundas em áreas para além da jurisdição nacional são uma das sete questões prioritárias que estão sendo discutidas na Conferência Rio+20, que decorre até dia 22 no Rio de Janeiro.

O sargaço, uma macroalgo marrom, que flutua na superfície do mar aberto, invadiu várias praias do Caribe. Crédito: Desmond Brown/IPS

Nas discussões para o documento final, dois parágrafos enfatizam a necessidade de melhorar o gerenciamento dos recursos do oceano. O risco é que as discussões sejam diluídas, admite Kristina Gjerde, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN – International Union for the Conservation of Nature).

Na conferencia Rio+20, a High Seas Alliance, aliança que reúne mais de 20 organizações e institutos que pesquisam sobre os mares no planeta e defendem mecanismos de governança dos oceanos e cooperação internacional para áreas de proteção em alto mar, discutiu rumos para alcançar um acordo de proteção dos oceanos.

A Rio+20 é a chance de negociar um novo acordo para implementar a Convenção da ONU para os Direitos do Mar, de 1982, que aborde a conservação e o uso sustentável da biodiversidade marinha em áreas para além da jurisdição nacional. A meta é definir que 10% das áreas marinhas devem ser protegidas até 2020.

Eliminação da pesca ilegal

Cientistas e defensores dos oceanos querem ainda metas para manter e restaurar as populações de peixes com estoques e eliminar a sobrepesca até 2020. Dados da ONU para a Agricultura e Alimentação dão conta que, desde 1950, dois terços das populações de pescado no mundo já entraram em colapso devido a sobrepesca.

A FAO estima que 85% da população de pescado é explorada até seu esgotamento. Só a pesca ilegal é responsável pela perda de 26 milhões de toneladas de peixes não identificados, de um total mundial de captura de peixes de 80 milhões de toneladas.

Lixões flutuantes

Segundo Kristina Gjerde, o oceano está sendo forçado para além de seus limites que o ambiente marinho é capaz de suportar devido à pesca excessiva e à quantidade de lixo marinho flutuante no mar. “Há um grande volume de plásticos tóxicos, especialmente no Pacífico, mas há lixões flutuantes em todos os oceanos. Há mais de 500 mil pedaços de plástico concentrado em uma área de um quilômetro quadrado. Os animais consomem o plástico e absorvem a poluição”, disse.

Outro fator que põe em risco a sobrevivência dos oceanos são as mudanças climáticas. O aquecimento das águas marinhas causado pela elevação das temperaturas globais já foi detectado até mesmo a mais de 3.000 metros de profundidade.

Segundo Gjerde, o aumento das temperaturas no oceano é responsável pela intensificação de ciclones tropicais e por desequilibrar a atividade pesqueira provocando a migração de pescado com a mudança das dinâmicas de corrente.

“As mudanças climáticas afetam os oceanos aumentando o nível dos mares e a temperatura, e assim atrapalha a dinâmica das correntes marinhas. O gelo dos icebergs não estão mais mantendo-se congelados”, discutiu.

Blue carbon em alto mar

Um novo conceito que se discute é o “Blue Carbon”, o valor do carbono armazenado em ecossistemas marinhos. Especialistas estimam que depósitos de carbono nestes ecossistemas podem ser até cinco vezes maior que os armazenados em florestas. Com a degradação dos ecossistemas marinhos, as emissões de CO2 tem sido significativas.

Para Gjerde, já é possível discutir “economia azul” no sentido de compreender a economia gerada pelos oceanos numa base mais sustentável. Mais de três bilhões de pessoas no mundo dependem da biodiversidade marinha e costeira para o seu sustento. O mercado das indústrias e dos recursos marinhos alcança a 3 trilhões de dólares por ano, representando 5% do PIB planetário.

A maior contribuição econômica do oceano é a pesca que movimenta 100 bilhões de dólares. Enquanto só a pesca ilegal gera uma perda de mais de 20 bilhões de dólares por ano. (FIN/2012)

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA