A ONU viaja para a Rio+20 apagando suas pegadas

Posted on 05 June 2012 by admin

Thalif Deen

Nações Unidas, 5/6/2012, (IPS) – Enquanto os líderes da comunidade internacional se preparam para a cúpula Rio+20 neste mês, a Organização das Nações Unidas (ONU) parece decidida a praticar o que prega: melhorar sua eficiência e reduzir drasticamente suas emissões de gases-estufa.

Crédito: UN Photo/Eskinder Debebe

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável acontece este mês, de 20 a 22 no Rio de Janeiro, com assistência de mais de 50 mil pessoas.

Porém, o fórum mundial reduziu sua delegação para cerca de 1.400 funcionários, principalmente por razões econômicas e ambientais. ainda assim, o envio dessa delegação, segundo dados da própria ONU, irá gerar aproximadamente 3.600 toneladas de dióxido de carbono (CO?²), dos gases-estufa, causadores do aquecimento global.

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Nassir Abdulaziz Al Nasser, expressou pleno apoio à chamada Iniciativa de Compensação de Emissões de Carbono (CEOI). O objetivo: reduzir a pegada de carbono causada pelo pessoal da ONU que viaja ao Brasil para a Rio+20.

Pegada de carbono é o nome dado ao total de gases-estufa produzidas por atividades humanas, e tradicionalmente é expressa em sua equivalência em toneladas de dióxido de carbono.

A CEOI, criada pela Unidade Especial para a Cooperação Sul-Sul e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), tem o objetivo de conseguir uma participação “climaticamente neutra” da ONU na Rio+20. “Espero um grande êxito para esta iniciativa”, afirmou Nasser.

A CEOI também recebeu a benção do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e de seu secretário-geral-adjunto, chefe do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais e secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang. Ambos se unirão a Nasser no lançamento oficial da iniciativa dia 21 próximo, em paralelo às reuniões no Rio de Janeiro.

A Unidade Especial tem o mandato de facilitar a iniciativa, construindo associações e apoiando seu Sistema Mundial de Intercâmbio de Ativos e Tecnologia Sul-Sul (SS-GATE) para compensar as 3.600 toneladas de emissões de CO² de sua participação na Rio+20. Segundo a Unidade Especial, o SS-GATE compensará as liberações de gases mediante Certificados de Emissões Reduzidas (CERs), contemplados em projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), com prioridade em iniciativas para os 48 países menos adiantados (PMA).

O MDL permite projetos de redução de emissões em nações do Sul em desenvolvimento para obter CERs, cada um equivalente a uma tonelada de CO². Os CERs podem ser comercializados, vendidos e usados por países do Norte para cumprirem suas metas no Protocolo de Kyoto, instrumento internacional contra a mudança climática.

A Unidade Especial ressalta que, com mais de 3.600 projetos registrados em 72 países em desenvolvimento, o MDL demonstrou ser um efetivo mecanismo para financiar projetos de redução de emissões e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável. Até agora, cerca de 1.270 projetos em 45 países emitiram mais de 780 milhões de CERs.

A Unidade Especial também afirma que o SS-GATE compensou mais de 3.500 toneladas de CO² em duas importantes atividades da ONU: o pavilhão do fórum mundial na Exposição Mundial de Xangia de 2010 e a 17ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUCC), em Durban, na África do Sul.

Os principais sócios da Unidade Especial são o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, a CMNUCC e o Grupo de Energia e Meio Ambiente do Pnud e seu Escritório de Políticas de Desenvolvimento.

Em um informe divulgado em abril, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) indica que mais de 50% das emissões do fórum mundial são gerados por viagens aéreas (4,2 toneladas por pessoa). Sem seu terceiro informe anual, intitulado “Para a neutralidade climática da ONU”, a agência detalha uma ampla gama de ações tomadas por todo o sistema das Nações Unidas para melhorar a eficiência de recursos e reduzir as emissões.

Algumas destas ações são “promover as viagens de trem em lugar das aéreas, fornecer bicicleta ao pessoal, instalar sistemas de iluminação eficientes nos escritórios da ONU e realizar conferências através da Internet em lugar de viajar para participar das reuniões”. Segundo o informe, as emissões totais da ONU em 2010 foram equivalentes a 1,8 milhão de toneladas de CO². “É a mesma quantia de carbono sequestrada por ano por 383.795 acres (1,5 quilômetro quadrado) de florestas de pinho ou abeto, uma área do tamanho das Ilhas Feroe”, acrescenta o documento.

No prefácio do informe, Ban Ki-moon excreve: “O sistema das Nações Unidas esta fortemente comprometido em dar o exemplo e assegurar que nossas operações sejam continuamente supervisionadas e melhoradas. Na Rio+20 também procuraremos gerar ideias que deem novas forças aos esforços de sustentabilidade em todo o mundo”. Envolverde/IPS (FIN/2012)

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA