Guia para consumo em um mundo pequeno

Posted on 16 June 2012 by admin

Por Fabíola Ortiz

RIO DE JANEIRO, 16 jun (TerraViva) – Enquanto o mundo ainda tenta encontrar consenso num documento final da Rio+20 em torno de temas como a definição de objetivos do desenvolvimento sustentável, organizações sociais e civis provam que Rio+20 não é apenas para chefes de Estado e reuniões de alto nível.

Em busca de atitudes sustentáveis e de um consumo consciente, a Rede WWF (World Wildlife Fund) lançou nesta sexta-feira, 15 de junho, em primeira mão um “Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno” com dicas práticas de como ter atitudes mais responsáveis no nosso dia a dia.

Para um mundo que tem se tornado cada vez menor face às necessidades de consumo da população mundial, o lema da sustentabilidade tem sido: reduzir o consumo, reutilizar o que for possível e reciclar.

“A Rio+20 não é apenas para os chefes de Estado discutirem. A gente tem que parar de ficar na palavra e ir para a ação e, nesse sentido, não dá para depender apenas dos nossos líderes. A sociedade tem que se mobilizar e partir para a atitude. A gente vive num mundo que não precisa do consumismo”, disse à IPS o coordenador do programa de educação para as sociedades sustentáveis da Rede WWF, Fabio Cidrin.

Viver de uma forma mais consciente passa por pequenos exemplos, como deixar o carro na garagem duas vezes por semana. “Assim você vai gastar menos gasolina, menos em manutenção, alivia o trânsito da cidade e emite menos gases poluentes”, argumenta.

Pequenas atitudes que passam por apenas ligar o ar condicionado quando necessário e abrir mais as janelas, ou substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED que economizam mais energia e algumas não são tóxicas. Ou até mesmo pintar as paredes do ambiente com cores claras para refletir a luminosidade. Tudo isso faz diferença quando cada um põe em prática um pouco de sustentabilidade em casa.

“É como um pedrinha no lago que se espalha. Como consumidor a gente pode exigir que os produtos sejam melhores, que os bens sejam mais duráveis e eletroeletrônicos não sejam tão descartáveis”, disse Cidrin.

O guia traz dicas práticas para a casa, trabalho e transporte de forma lúdica com humor que fazem refletir sobre o cotidiano, como por exemplo: “Ser moderno é só trocar o celular quando parar de funcionar ou não cair na armadilha das compras irresponsáveis”.

O guia também apresenta orientações de como se alimentar de uma forma saudável para uma vida mais sustentável. Cerca de um terço dos alimentos comprados no supermercado são desperdiçados e, se levarmos em conta o processo produtivo, o desperdício chega a 40%.

“A sociedade está padecendo de doenças vasculares, crônicas e diabetes por causa da má alimentação com muito sódio, açúcar e carboidratos pobres, além de conservantes”, salienta o coordenador do WWF.

Comer menos carne também é uma opção mais sustentável. “A carne tem uma pegada ecológica muito grande, para cada quilo de carne, foram necessários 12.500 litros”, lembra.

O lançamento em primeira mão do guia de consumo para um mundo que tem se tornado cada vez menor para o consumismo humano, inicialmente terá 4.000 exemplares em português distribuídos pelas atividades da Conferência Rio+20 e Cúpula dos Povos, além de outros 3.000 guias com versões em inglês e espanhol.

Este material será utilizado no plano de educação e comunicação comunitária para o consumo responsável em cinco cidades brasileiras em cada região do Brasil aonde a Rede WWF tem ajudado a implementar a coleta seletiva e fortalecido às associações de catadores. As cidades são Belo Horizonte, em Minas Gerais; Natal, no Rio Grande do Norte; Rio Branco, no Acre; Pirenópolis, em Goiás; e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

No Brasil, a política nacional de resíduos sólidos determina que até 2014, a coleta seletiva seja implantada em todos os 5.565 municípios brasileiros. (FIM/2012)

 

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA