“O desenvolvimento sustentável é inevitável”

Posted on 04 June 2012 by admin

Busani Bafana

Bulawayo, Zimbábue, 4/6/2012, (IPS) – Uma agricultura sustentável claramente definida deveria ser uma prioridade na agenda da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, afirmou Sameer Dossani, coordenador de campanhas internacionais da ActionAid, em entrevista à IPS.

O atual sistema alimentar mundial é insustentável e não permite que os agricultores tenham vidas dignas, afirma Sameer Dossani, da ActionAid. Crédito: Busani Bafana/IPS

Esta organização estará entre os 50 mil participantes previstos para o encontro. A Conferência, conhecida como Rio+20 por acontecer duas décadas depois da Cúpula da Terra, será realizada de 20 a 22 deste mês no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A ActionAid International será um dos 50 mil participantes esperados para o encontro.

IPS: Está funcionando o conceito de desenvolvimento sustentável? Vinte anos depois da Cúpula da Terra ainda estamos falando sobre isso.

Sameer Dossani: É verdade que alguns atores, talvez especialmente a Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, parecem estar investindo muito dinheiro e tempo em processos que não vão a parte alguma. Sem dúvida, questionamos a eficiência destes processos e chamamos a comunidade internacional para abordar estes assuntos de maneira mais lucrativa. Entretanto, o desenvolvimento sustentável e os temas relacionados que serão discutidos no Rio de Janeiro são de vital importância para as comunidades, e manter o statu quo não é uma opção. Passar para o desenvolvimento sustentável é inevitável. Seja por uma mudança planejada estrategicamente ou de maneira gradual, ou que se dê em consequência de crises econômicas e de um aumento dos desastres climáticos, é uma questão que todos devemos decidir.

IPS: A pobreza mundial não está diminuindo, muito pelo contrário. Somos realistas quando falamos da necessidade de justiça social e climática?

SD: Não podemos falar de uma redução significativa da pobreza, mas sim abordar a questão da justiça. Para citar Nelson Mandela: “A pobreza não é uma acidente”. No mundo há muita pobreza, mas também muita riqueza, mais que suficiente para enfrentar estes problemas.

IPS: O mundo está pronto para mudar de rumo e abordar a mudança climática?

SD: O mundo tem que estar pronto. A alternativa é nefasta: maior frequência e intensidade dos desastres naturais vinculados ao clima, aumento dos conflitos pelos recursos, incapacidade das comunidades pobres para pagar os recursos cada vez mais escassos e caros, e, em última instância, a ameaça de perder cidades e áreas rurais pelo aumento do nível do mar.

IPS: Quais avanços foram alcançados desde a adoção da Agenda 21, o plano de ação para o desenvolvimento sustentável assumido na Cúpula da Terra de 1992?

SD: Alguns países europeus deram passos para reduzir as emissões, enquanto nações em desenvolvimento adotaram medidas para garantir que as comunidades mais pobres tivessem pelo menos acesso básico a direitos humanos primordiais, como o direito aos alimentos. A Lei Nacional de Garantia de Emprego Rural da Índia é um exemplo. Lamentavelmente, nem as iniciativas de desenvolvimento nem as reduções de carbono bastaram para garantir que todos possam gozar do direito de levar uma vida digna, e que aqueles suficientemente privilegiados para levar um estilo de vida de classe média não contaminassem o mundo para as futuras gerações. Também houve alguns avanços “falsos”, como a promoção de mecanismos que não abordam os problemas, e que às vezes parecem fazê-lo. A promoção dos biocombustíveis, por exemplo, não só não aborda o problema das emissões de carbono (a maioria dos que estão em uso ainda emite grandes quantidades de carbono), como também coloca os cultivos alimentares em competição direta com os que são usados para elaborar combustível. Esta prática tem que acabar. Como primeiro passo, os países deveriam pôr fim aos subsídios e incentivos aos biocombustíveis.

IPS: Quais são suas expectativas quanto à Rio+20?

SD: Gostaríamos que na cúpula os países assumissem um forte compromisso para uma agricultura sustentável claramente definida, bem como para traçar um processo que represente uma virada da agricultura industrial para um modelo que coloque as vidas e o sustento dos produtores e da população rural à frente de outras preocupações, incluído o lucro. Uma vez que se acorde isto, a ActionAid exortará os países – especialmente os do Grupo dos 20 (ricos e emergentes) – a garantirem que haja financiamento suficiente para ajudar as comunidades a passarem para uma agricultura sustentável, resiliente ao clima. Os US$ 100 bilhões comprometidos pelos líderes dos países ricos na 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, de 2009 em Copenhague, seriam um bom ponto de partida para começar a falar sobre os fundos adicionais necessários. Envolverde/IPS

(FIN/2012)

Download PDF File

Download TERRAVIVA PDF File
Download TERRAVIVA PDF File   Download TERRAVIVA PDF File

 
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

 
Expo Milano
 

Photos from our Flickr stream

See all photos

RECENT VIDEOS

Terraviva talks to Giuseppe Sala, CEO of EXPO Milano 2015 Expo Milano 2015 is in Rio to kick off its global dialogue on food and energy. During a side on June 21, CEO Giuseppe Sala gives an overview of the Expo 2015 that will run from May to October in Milan, Italy.more >>.

Upcoming Events


 

RSS News from our partners

  • Are you ready to Connect4Climate?
    World Bank's social media campaign engaged African youth caring about climate change.
  • Natural capital accounting
    Thomson Reuters Foundation and the World Bank have jointly produced a video explaining the concept of “natural capital accounting” in the run-up to the Rio+20 summit on sustainable development. The seven-minute video news release (VNR) was created as part of a World Bank campaign for countries to carry through on promises to include the full [...]
  • IUCN World Conservation Congress
    IUCN, the International Union for Conservation of Nature, is a long standing member of COM+. It helps the world find pragmatic solutions to our most pressing environment and development challenges by supporting scientific research; managing field projects all over the world; and bringing governments, NGOs, the UN, international conventions and companies together to develop policy, [...]
  • IFC, Union for Ethical BioTrade Encourage Businesses to Protect Biodiversity in Latin America
    Rio de Janeiro, Brazil, June 17, 2012—IFC, a member of the World Bank Group, and the Union for Ethical BioTrade today announced an agreement at the Rio+20 Conference to increase private sector awareness of biodiversity and strengthen market frameworks for protecting it in Latin America. In addition to aiding environmental conservation, the partnership will help [...]
  • Rio de Janeiro e Banco Mundial lançam inédito Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade
    RIO DE JANEIRO, 18 de junho de 2012 – A Cidade do Rio de Janeiro e o Banco Mundial lançaram hoje, durante a Cúpula dos Prefeitos – evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 –, um programa pioneiro na esfera municipal para colocar em prática ações para o desenvolvimento de baixo carbono [...]

Sponsors and Partners of TerraViva Rio + 20


 
   
 
 
   
 
 

TerraViva is an independent publication of IPS Inter Press Service news agency. The opinions expressed in TerraViva do not necessarily reflect the editorial views of IPS or the official position of any of its sponsors or partners.
 

SOCIAL MEDIA